ELOGIO DA SABEDORIA
Capítulo : 2

AS RECOMPENSAS DA SABEDORIA

Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas , como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que o quer dizer temer ao Deus Eterno e aprenderá a conhecê-lo. É o Eterno quem dá sabedoria: a sabedoria e o entendimento vem dele. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.

Se você me ouvir ,entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio e a sua sabedoria lhe dará prazer. A discrição te protegerá e a compreensão será tua guardiã. A sabedoria te salvará dos atos dos homens de má índole , daqueles cujas linguas são perversas.*- pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm o prazer de fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas , em quem não se pode confiar.

Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tenta conquistá-lo com palavras sedutoras - a mulher que se esquece dos votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos . O homem que visita esta mulher não consegue voltar para a estrada da vida. Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. Os homens direitos , de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá os pecadores como se arrancam plantas do chão.

Scott, Steven - Salomão, o homem mais rico que já existiu , 2006
* Cap. 15 - O alicerce do sucesso de Salomão